Durante a graduação em fonoaudiologia, no segundo ano, Vanessa se candidatou para o programa de estágio no Hospital de Aeronáutica de São Paulo (HASP), onde estagiou por dois anos. Nesse momento, aprendeu muito sobre o mundo da aviação, medicina e fonoaudiologia do trabalho.
Logo deu início aos estudos e pesquisas voltados à prevenção da perda auditiva induzida por ruído. A primeira pesquisa foi um estudo sobre o impacto do ruído dos aeronautas e aeroviários, de acordo com cada tipo de aeronave e seu posto de trabalho.
O tema do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e pesquisa foi na área de prevenção a perda auditiva induzida por ruído. Depois da conclusão da graduação (2003), especializou-se em Audiologia e logo começou a trabalhar nesse meio, atendendo indústrias e comércios. Em 2004, fundou a clínica hoje chamada de Communicare Saude.
Durante a especialização, foi convidada para trabalhar no mesmo local de estudo, o IEAA - Instituto de Estudos Avançados da Audição, momento em que conheceu os produtos da Sonomax, uma empresa canadense que fabrica produtos auditivos.
Foi escolhida para receber um treinamento da empresa e, após realizá-lo, iniciou o trabalho de fonoaudióloga do produto junto com a proprietária do IEAA, Heloisa Momensohn.
Juntas apresentam o produto a um nicho específico (aviação), palestrando sobre audição e proteção auditiva. Inclusive, iniciaram este trabalho no SAT- Serviço Aerotático da Polícia Civil, no aeroporto Campo de Marte e a aprovação deles e o uso do produto no dia a dia fez com que houvesse uma ótima aceitação dos demais profissionais da área.
Em meados de 2014, depois de muita prosperidade e grandes realizações com a parceria, o IEAA saiu do negócio, mas a Dra. Vanessa deu continuidade, criando a “Communicare Importação” e fortalecendo o nome do protetor Custom Plug.
Atualmente a empresa possui a licença exclusiva para comercializar no Brasil e a Vanessa atua como a fonoaudióloga responsável.